terça-feira, 19 de abril de 2011

Panorama Geral da Educação e a Tecnologia

A evolução da tecnologia tem influenciado, de modo especial, a vida do ser humano, tanto nas alterações que introduz no cotidiano, quando nos processos adotados para a educação da nova geração. O uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação (TICs) aplicadas à educação está transformando radicalmente o ambiente escolar e criando novas formas de ensino-aprendizagem.

Assim, a forma expositiva de ensinar não encontra mais eco nas expectativas dos aprendizes, criando novas atribuições e desenhando um novo perfil para o professor. Este cenário de mudanças tecnológicas e comportamentais dos docentes e discentes exige uma modernização do ensino como um todo. Em decorrência desses avanços, a metodologia de ensino vem sofrendo inúmeras mudanças fora do Brasil, sendo comum verificar, que, em pais de tecnologia avançada, as aulas são ministradas virtualmente.

Estamos vivenciando situações de educação online. Com novas mídias inseridas no cotidiano educacional, surge a possibilidade de uma educação mais interativa, em que a concepção de um ensino anytime/anywhere faz-se cada vez mais presente, tornando o aluno realmente dono de seu próprio tempo e espaço.

Contudo, saber utilizar e criar metodologias viáveis com esses recursos ainda é um desafio para educação, em qualquer nível ou modalidade, porque nos defrontamos quotidianamente com o desperdício ou mau uso desses recursos. Por isto a base de viabilização do ensino que faz uso das tecnologias assenta-se na utilização adequada desses recursos, não só material, mas também metodologicamente. Entre essas modalidades de ensino temos o Mobile Learning.

O Mobile learning baseia-se no uso de equipamentos móveis em que se utilizam dispositivos portáteis de computação sem fio (Personal Digital Assistant – PDA, Palmtop, celular, etc.).Este modelo traz a possibilidade de uma mobilidade nas condições do ensino e aprendizagem. Neste sentido, Schmiz diz:

 "Um dos novos paradigmas desta nova tecnologia é aprendizagem em qualquer hora e lugar (anytime anywhere): a teoria da mobilidade onipresente. O m-learning difere do e-learning basicamente no uso de dispositivos portáteis para aprender, no m-learning são menores e autônomos. Aliás, não são dispositivos mais difíceis de operar, apenas diferentes. Para formar suas competências de Educação, é preciso perceber e explorar as oportunidades da aprendizagem onipresente, construindo uma sociedade de conhecimento."

Fonte:http://moodlelivre.com.br/home/57-artigos/1102-panorama-geral-da-educacao-e-a-tecnologia


Grifo: Conforme o texto apresentado na postagem anterior, sabemos que a internet possui inúmeros recursos de apoio, para como diria a Professora Elizabeth: fazer gira essa roda que é EAD. Com tudo sabemos que não basta ter os recursos, É preciso saber utilizar los de forma otimizadas. Para isso a educação a distância vêm  para mudar a concepção do ensino tradicional, aquele realizado em salas de aulas físicas, passando a criar novos espaço para a educação formal ou até mesmo a continuada (Ciberespaço). O Brasil e um país em pleno desenvolvimento e terá ainda muito desafios pela frente. Mais já estamos nessa caminhada. Roda gira - Gira roda. E assim segue a ampla propagação da modalidade a distância. 

Cláudio Martins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário